sexta-feira, 23 de maio de 2014

LUIZ BARSI - Ensinamentos, Pensamentos e Segredos dos maiores Investidores de Sucesso do Mundo

Luiz Barsi Filho 

Objetivo deste Tópico: Discutir sobre os pensamentos, conselhos, frases e opiniões realizadas por Luiz Barsi Filho pois, com certeza, muitos dos erros que cometemos no dia a dia em nossas decisões, poderiam ser evitados se os pensamentos de Luiz Barsi fossem profundamente Compreendidos em sua essência e colocados em Prática para que o tempo os transformassem em nossos Hábitos.

Nascimento: Cidade de São Paulo / SP no Brasil, em 10/03/1939 10 de março de 1939.

Resumo Biográfico: Um dos maiores acionistas, como pessoa física, do Brasil, possuindo quantidade superior a 1 bilhão de reais em ações, este extraordinário Investidor teve uma infância humilde, filho de imigrantes europeus, morou em cortiço no Bairro do Brás em São Paulo, perdeu o seu pai quando tinha 1 ano e, para ajudar a sua mãe, Barsi trabalhava como engraxate.
Um de seus heróis, com certeza, é o Bilionário porém “pé no chão”, Warren Buffett.

Mesmo diante de tantas adversidades, conseguiu ultrapassa-los e hoje é um Bilionário assim como seu herói. Também é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha e em Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo! Começou a trabalhar numa corretora e rapidamente decidiu investir o que sobrava de seu salário em aplicações na bolsa.

A sua recomendação mais insistente é que todos deveriam realizar um programa de investimento a longo prazo de pelo menos  10 anos e nas empresas que te pagarão bons dividendos.

Pensamentos:

1 - “ Nunca vi ninguém que tenha ganho dinheiro de verdade com especulação. Só uns trocados. É uma imbecilidade. O giro continua e só é bom para as corretoras e para a bolsa, que ganham as taxas de corretagem .

2 - “ As pessoas falam que o mercado é uma atividade de risco no entanto, as pessoas não sabem definir o que é o Risco para saber se você, realmente, entendeu uma ideia, você conseguirá expressá-la de modo que os outros consigam entendê-la .

3 - “ O mercado é um mercado de oportunidades porque as oportunidades e na medida que você estiver avaliando estas oportunidades você terá o que? A chance de comprar e ter assim seus resultados bem deferidos .

4 - “ A regra básica para quem investe em ações, é primeiramente, avaliar as ações como um instrumento de investimento, a pessoa deve avaliar sempre, na medida do possível, não sobre a forma de especulação e sim, comprar pra investir .

5 - “ Como investir em tempos de crise? A crise é muito favorável para quem investe, quando existe uma crise sócio-econônica, o seu recurso não está em crise, então aí você compra bem porque você compra barato, quando as ações sobem muito quem passa a ser o mercado em crise é o seu recurso porque aí você compra mal .

6 - “ Os momentos de crise são os momentos mais propícios para as pessoas investirem nas ações .

7 - “ Como evitar as perdas? É, absolutamente impossível perder dinheiro em ações se a pessoa respeitar três regras de mercado:

1ª regra: Nunca aplicar no mercado de valores um montante, um recurso que você tenha destinado pra qualquer outro projeto, aplicar exclusivamente aquilo que você possa esperar o prazo pra ele maturar; 
2ª regra: Nunca comprar uma dica, tá entendendo? Sempre avaliar essa aplicação em termos de uma análise com fundamentos: histórico de acontecimentos na empresa, histórico de resultados, base acionária, comprometimento dos controladores, estatuto social e outros fatores que possam, evidentemente,  fluir pra que você possa concluir de uma maneira positiva;
3ª regra: Nunca vender por necessidade. 

  Com relação a critérios, você tem que seguir 2 critérios:

1º Critério:        Você tem que ter disciplina;
2º Critério:        Paciência.

Se você exercitar esses fatores que eu acabei de enumerar, dificilmente, você vai perder em ações .

8 - “ O importante é a pessoa comprar ações de empresas que possam, dentro duma análise dos fundamentos básicos, e positivos evidentemente, projetar uma eventual valorização das ações ou então, projetar o lucro de uma empresa pra que ela possa efetuar ótimas distribuições de renda, dividendos e juros sobre capital próprio .

9 - “ A minha primeira meta era ter 100 mil ações da CESP. É importante estabelecer metas. Quando eu cheguei a ter 1 milhão de ações da CESP eu percebi que já tinha uma aposentadoria gorda ”.

10 - “ Acho um absurdo como algumas operações acontecem aqui no Brasil. Já vi IPOs de construtoras nos quais o dinheiro não foi para o caixa da empresa, e sim, para o empresário. Os responsáveis por regular o mercado deveriam ser mais atentos a isso. IPO tem de capitalizar a empresa, não o empresário ou fundo envolvido. Estou fora de qualquer IPO .

Nenhum comentário: