Perfil de um PMP - Project Management Professional


O Project Manager tem como responsabilidade gerenciar a implantação dos projetos designados garantido a preservação da margem de venda, os prazos de entrega, os critérios de qualidade do serviço, obtendo a satisfação plena do cliente e a maximização da receita da empresa.

Os Project Managers devem lançar mão de seus conhecimentos, habilidades e também de ferramentas de gerenciamento de projetos para conduzir os projetos ao sucesso. 

Responsabilidades:

O Project Manager tem a responsabilidade de planejar, organizar e coordenar as atividades dos recursos da empresa, clientes, sub contratados e terceiros de qualquer natureza que estejam envolvidos no projeto a ele designado. 

É atribuída ao PM a responsabilidade de planejar as entregas do projeto (físicas e financeiras) e controlar o andamento das atividades e indicadores de projeto para garantir que as mesmas sejam alcançadas. Interfaces: Internamente : todas as áreas, em particular comercial - vendas e pré vendas, técnica, logística e financeira. 

Auxiliar a área de vendas na concepção das estimativas de custos dos projetos baseado em histórico de projetos e experiências anteriores.

Validar a concepção da venda verificando a compatibilidade com a oferta da empresa e os requisitos necessários para atender a solução oferecida em termos de recursos necessários para execução e custos alocados para tal. Gerenciar expectativas: 

O Project Manager é responsável por criar e registrar o entendimento e alinhamento entre todas as partes envolvidas no projeto (Partes Interessadas), entre elas destaco: clientes internos e externos, equipes técnicas, parceiros, patrocinadores, investidores, diretores, PMO , Comunidades que serão afetadas pela realização do Projeto, etc). 

Entender os pré-requisitos associados a cada tarefa e criar o entendimento das responsabilidades de cada parte envolvida no projeto (utilizando ferramentas como declaração de escopo, dicionário de EAP contendo pré requisitos e responsabilidades). 

Registrar as entregas de projeto em documentação própria, deixando claros os objetivos concluídos e as consequências executivas e financeiras (termos de aceite de fase/projeto). 

Gerenciamento de tempo:

Planejar e monitorar o progresso de todas as atividades relativas aos projetos. Certificar-se de que as durações de atividades foram estimadas corretamente de maneira a criar cronogramas exequíveis. Adiantar possíveis problemas de maneira a manter o andamento das atividades e cumprimento dos cronogramas. 

Manter follow up de atividades atrasadas e de pré-requisitos de atividades futuras (Issue log). Gerenciamento de custos: Entender a estrutura de custos do projeto, validando os custos alocados pela área de vendas. 

Criar o baseline de custos do projeto. Monitorar custos e margens usando ferramentas como BI/ JDE / Dashboard, observando índices como CPI, AC e ETC. Submeter os relatórios apropriados (dashboard). Apontar causa raiz de desvios. Gerenciar riscos: Identificar, quantificar, qualificar e monitorar os riscos inerentes ao projeto. 

Escalar para o Team Leader (Líder da Equipe) e Head of PM (conforme definido na estrutura organizacional da empresa, podendo ser Gerente de Obras, Gerente de Contratos, Gerente de Engenharia, Coordenador, Gerente Geral de Obras, Diretor de Obras, etc), quando apropriado, riscos de natureza comercial ou técnica que possam a afetar o resultado da receita da empresa.

Realizar análise de cenários e confeccionar planos de contingência para riscos de grande impacto. Responsável por manter os mecanismos de controle através de documentação de gerenciamento de projetos, incluindo: plano de projeto, cronograma físico - financeiro, status reports, indicadores de projetos (SPI, CPI, PV, AC, ETC), plano de comunicação, documentação de aceite, documento de lições aprendidas, documento de finalização de projeto (analítico). 

Gerenciar as comunicações:

Responsável por estabelecer o mecanismo de comunicação dentro dos projetos, garantindo que as informações cheguem às partes envolvidas no projeto de maneira clara e nos tempos corretos (plano de comunicações). 

Realização de reuniões de kick-off, acompanhamento, checkpoint e finalização sempre registrando todas as definições em atas. 

Gerenciamento de recursos humanos:

Definir quais os recursos necessários à execução dos projetos (internos e externos). 

Definir quais são as necessidades de qualificação da equipe (treinamentos, acompanhamento, coaching, etc).

Dirigir e motivar as equipes: 

Entender quais os pontos fortes de cada membro de suas equipes para explorá-los. 

Agir como um facilitador, entendendo as necessidades de seus recursos e trabalhando para ajudá-los a concretizar os objetivos da empresa.Reconhecer as conquistas dos membros da equipe e realizar "coaching".



Clique aqui para ver as 100 regras de Ouro elaboradas pela NASA que consideramos como regras fundamentais para quem almeja um, constante e consistente, crescimento na sua carreira em Gerenciamento de Projetos (PMP do PMI).








Nenhum comentário: